11.8.12

fé na estrada.

possivelmente todo mundo já ouviu falar de jack kerouac, um dos autores americanos mais cultuados de todos os tempos, que no fim da década de 50 deu ao mundo a obra-prima "on the road", publicado no brasil primeiro com o título de "pé na estrada" e, posteriormente como "na estrada". durante algumas décadas, várias tentativas de filmá-lo ficaram no meio do caminho, até que foi dado ao brasileiro walter salles o privilégio de transpor essa narrativa crua e fulgaz para as telas.

sim, o filme trata de drogas e sexo e outros temas que são tabu ainda hj, e talvez nesse ponto resida seu maior mérito: continuar atual, desconfortável e provocador mesmo depois de 50 anos. temos uma lista de motivos pra que vcs vejam o filme, e ela tem desde paisagens lindíssimas até a performance incrível de cada um do elenco, mesmo os que têm papéis curtos - mas nâo pouco importantes - como a linda alice braga. 

o que importa, nesse caso, é que o filme acaba no cinema, mas continua, pq levanta questionamentos, força posicionamentos e nos coloca em contato com personagens a quem devemos muito pela nossa liberdade de expressão, pq em seu tempo, lutaram contra o sistema.

ninguém sai o mesmo de uma sessão como essa...


Nenhum comentário: